domingo, 1 de agosto de 2010

Coitado de Deus!

Eu só queria ver o que iriam achar nas contas bancárias de Deus, se fosse possível vasculhar suas contas como a Caixa fez com a conta do coitado do caseiro do ministro Palocci. Parece, à primeira vista, que Deus está riquíssimo, porque é tanto dinheiro que as igrejas, todas as igrejas, arrecadam com o argumento de que o dinheiro arrecadado é para as obras de Deus. Pois, sim.
Conheci um padre que morava humildemente num quartinho dentro da própria igreja que ele construiu na cidade. Foi a única igreja existente na cidade durante décadas e décadas, até o padre morrer. E ele morreu bem velhinho. O padre João Rulli.
O único dinheiro que foi arrecadado no tempo dele foi para construir a Santa Casa de Misericórdia de Ituverava. Ele construiu, lógico que com grupo de abenegados amigos, e inaugurou a Santa Casa, contando até com a presença do governador da época.
Ele não se preocupou com o seu próprio bem estar. João Rulli se preocupava e se preocupou com as pessoas da cidade que ele adotou, pois veio da longínqua Itália. Preocupou-se principalmente com a saúde dos mais pobres, por isso a Santa Casa era de Misericórdia.
Com o passar dos anos, o padre Rulli ficou doente, muito doente e passou a morar num quarto da própria Santa Casa de Misericórdia de Ituverava, onde veio a falecer.
Voltando, no entanto, ao título lá em cima (Coitado de Deus), fico imaginando o que estarão pensando de mim os que me leem. Seria eu pretencioso? Seria eu um metidão? Seria eu um ignorantão?Bem, isso fica a critério de cada um, se tiver algum que lê essas bem traçadas linhas no computador.
Sei, com toda a certeza, que Deus, Jesus Cristo e ninguém desse plano tem conta bancária. Dos bolsos deles não cai um tostão furado, mesmo porque Eles não precisam disso e nem precisam fazer demonstração ou ostentação de riquezas. Eles são Eles. O máximo que sabemos é que Eles moram no Céu, mas quem sabe como é realmente o Céu? Só morrendo para sabermos o caminho do Céu e sabermos o que é na verdade o Céu. Mas, ao morrermos, podemos errar o caminho e cair no inferno. No inferno outra vez...

2 comentários: